Engajamento é o envolvimento, o relacionamento do público com sua marca. É uma palavra e um conceito fundamental para começarmos a compreender o marketing digital. Se você nunca se importou com o assunto, talvez você esteja vendendo areia no deserto em suas mídias sociais.
O grande erro que muitas empresas cometem nas redes sociais é preocupar-se excessivamente com o número de “curtidas” em suas páginas no facebook ou no instagram, e muito pouco com o número de pessoas que comentam, por exemplo. Ter um alto número de curtidas, por exemplo, não significa que 100% destas pessoas se identificam inteiramente com sua marca ou produto.
Fazendo uma analogia bem simplista, imagine uma loja que recebe 10 clientes. Destes 10, 8 entraram apenas para olhar os produtos e preços. Os outros 2, são clientes que efetivamente compraram produtos. Obviamente, temos que analisar os motivos que fizeram os 8 clientes entrarem e não comprarem produtos. Mas é fundamental analisarmos que os 2 clientes que compraram, são clientes que por algum motivo se identificam com a marca e devem ser valorizados.
Um exemplo incrível de como o engajamento é importante é a ação do Burger King na Noruega. Em sua página no facebook, que possuia 38 mil fãs, eles fizeram a seguinte proposta: oferecer vouchers gratuitos de lanches do principal rival, mcdonald´s. Porém, aqueles que aceitassem, seriam banidos da página do restaurante. Resultado: o Burger King norueguês perdeu, em um dia, 30 mil fãs, ficando com apenas 8 mil. O resultado da ação foi uma página com 8 mil fãs que realmente interagem e se importam com a marca. Dessa maneira, a marca conseguiu melhor suas ações no facebook para os usuários que realmente tem o Burger King como restaurante favorito.
O engajamento é importante por conta disso: ele auxilia identificarmos quem são os clientes com maior potencial de “comprarem” seu produto pelas qualidades que ele possui. Além disso, relaciona o nível de fidelidade da marca.